USE O CUPOM NATALSELETTO E APROVEITE!
TODA LOJA COM 10% OFF DURANTE ESSE NATAL

Entenda um pouco mais as diferenças entre cada grão e suas peculiaridades

Entender a diferença entre os grãos de café é o primeiro passo para se tornar um verdadeiro apreciador. Cada tipo de grão tem suas próprias características que influenciam o sabor, o aroma e a acidez da bebida final. Os dois tipos mais conhecidos são o Arábica e o Robusta.

O café Arábica é o mais popular no mundo, famoso por sua qualidade e sabor complexo. Ele é cultivado em altitudes elevadas e em climas mais frios. Seus grãos são mais alongados e ovais, e a planta precisa de mais cuidado para crescer. O grão de Arábica oferece uma vasta gama de sabores, que podem ir desde notas de frutas e flores até chocolate e caramelo. Ele tem uma acidez agradável e um sabor suave e doce. Geralmente, o Arábica tem cerca de 50% menos cafeína que o Robusta. Isso contribui para o seu sabor mais refinado e menos amargo.

O café Arábica, por sua rica diversidade genética, apresenta uma grande variedade de cultivares, ou “variedades”, cada uma com particularidades de sabor, aroma e resistência. Essa diversidade é o que torna a experiência de degustar café tão fascinante. Aqui na Seletto Gourmet, nossos cafés são feitos com grãos 100% Arábica com diversas variedades, sendo as mais comuns:

Mundo Novo

Uma das variedades mais tradicionais e importantes no Brasil. O Mundo Novo é resultado de um cruzamento natural entre as variedades Bourbon e Typica. Suas plantas são altas e vigorosas, e a variedade é conhecida por sua alta produtividade. Na xícara, o Mundo Novo costuma ter um sabor marcante e encorpado, com notas de caramelo e chocolate, e uma acidez mais baixa.

Catuaí

O Catuaí é um cruzamento entre o Mundo Novo e o Caturra, criado no Brasil na década de 70. Essa variedade se destaca por seu porte baixo e alta produtividade, o que facilita o manejo e a colheita. Os frutos podem ser vermelhos ou amarelos, e ambos produzem uma bebida com doçura natural e acidez média, com notas cítricas e florais. O Catuaí Amarelo é famoso por sua doçura mais acentuada.

Bourbon

Considerado um dos grãos mais antigos e nobres do mundo, o Bourbon é um tipo de café que oferece uma experiência de sabor requintada. Ele é uma mutação natural da variedade Typica, e seus frutos podem ser vermelhos ou amarelos. Na xícara, o Bourbon entrega um sabor adocicado, com notas de chocolate e caramelo, um corpo aveludado e uma acidez média. É uma variedade muito apreciada em cafés especiais.

O outro tipo de grão mais conhecido é o café “Robusta” ou “Conilon” que são nomes para duas variedades da espécie de café canephora. Como o próprio nome sugere, a planta do café Robusta é mais forte e resistente. Ela se adapta bem a diferentes climas e altitudes mais baixas. Seus grãos são menores e mais arredondados que os do Arábica. O Robusta tem um sabor mais intenso e forte, com notas de madeira e borracha. Ele também tem uma acidez menor e um amargor mais pronunciado.

O Robusta tem um teor de cafeína significativamente maior, o que o torna ideal para quem busca um café mais energético, porém trazendo os malefícios que o excesso de cafeína tem. Como ansiedade, nervosismo, aumento da agitação, estresse, Insônia, dores de cabeça e irritabilidade.

Qual dos dois é melhor? Aqui na Seletto Gourmet recomendamos o café Arábica,já que é a escolha de muitos por sua qualidade e sabor superior. Ele oferece um perfil sensorial mais rico, com notas que variam de frutas e flores a chocolate e caramelo, e possui um sabor suave, com menos amargor. Além disso, por possuir cerca de 50% menos cafeína, resulta em uma bebida mais delicada e menos intensa. Por isso, optar pelo Arábica é garantir uma experiência de degustação mais refinada e aromática.